terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Ikebana ^^

Ohayo!! Genki desu ka? ^^
(trad: olá, tudo bem?)

Estas semanas (já há algum tempo que não escrevemos isto) estivemos a fazer pesquisa sobre:

Maria: Modo de Vida
Teresa: Arte, entretenimento e pessoas importantes

Sofia: Geografia e avanço da tecnologia

Hoje vou falar sobre o Ikebana, a arte de arranjos florais. Não estava no indice de informações mas eu resolvi falar um bocadinho sobre isto para também ficarem a saber ^^


Ikebana







O ikebana (arranjo de flores) é uma arte de arranjo floral japonesa. Não se sabe muito bem como esta arte surgiu. Alguns dizem que foi na antiguidade, quando os japoneses acreditavam que para invocar os deuses, era necessário determinar um local para recebê-los, indicado por uma flor disposta de forma perpendicular à sua base. Também se acredita que o ikebana surgiu do acto de colocar flores no altar de Buda, chamado kuge.

No século XVI, esta arte começou a chamar-se tatehana, passando a ter carácter estético, para além de religioso. A partir daí, começou a tomar uma estrutura definida, sendo chamado rikka, um sinónimo de ikebana. No entanto, o termo actual só começou a ser utilizado no século XVII.

Esta arte dá muita importância à perfeição linear e ao naturalismo. Todos apresentam uma grande harmonia de cores, formas, disposição e partes das flores e plantas utilizadas. Na sua forma mais simples, o ikebana representa o céu, a terra e o homem, transmitindo uma ideia de crescimento contínuo e vitalidade. Há vários padrões de flores e composições dependendo do tempo, estação, feriado ou festividade apresentada.

O ikebana deve ser praticado em silêncio para uma melhor concentração e um maior contacto com a natureza, algo que os japoneses sempre prezaram.


Bibliografia:


terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Um pouco sobre tecnologia

Hoje vamos apresentar um pouco sobre tecnologia japonesa. A pedido de algumas pessoas eu mudei de cor! XD Um bocadinho mais escuro. Fiquem bem! ^^

Olá! Hoje "vamos apresentar um pouco sobre a tecnologia japonesa" (a Teresa teve sorte que escreveu mais cedo do que eu tudo aquilo que queria escrever! ^^")

Anyway.... Divirtam-se a ler e comentar! :D


Numa ilha de origem vulcânica, quase sem terra cultivável para plantar, e com frequentes abalos sísmicos e maremotos, o povo japonês precisou de se adaptar aos poucos recursos naturais e a um espaço do tamanho do Estado do Paraná e São Paulo juntos e com uma população quase tão grande como a do Brasil. Devido a essa necessidade de adaptação, os japoneses criaram várias ideias para facilitar o seu modo de vida. Surgiram então novas tecnologias.

Depois da 2ª Guerra Mundial, na qual o Japão tomou parte activa, este país conseguiu recuperar imenso.

Nas décadas de 50, 60 e 70, o Japão copiava os produtos ocidentais e vendia-os a preços muito baixos. No entanto, na década de 80, começaram a investir bastante na qualidade e nas mudanças, sendo, actualmente, o segundo país com mais produto interno bruto e com um alto desenvolvimento tecnológico.

O DVD foi criado no Japão e foi a maneira principal para armazenar vários conteúdos, como músicas, filmes e arquivos, dos anos 90, até hoje. Mais tarde, com o avanço da informação, criou-se o BLU-RAY (da Sony) e o HD-DVD (da Toshiba), com uma capacidade de armazenamento até 10 vezes maior que a do DVD comum.

A indústria automobilística japonesa também é muito conhecida, empenhando-se ao máximo para a criação de novos modelos e automóveis com combustíveis alternativos. Algumas marcas famosas do Japão são a Toyota, a Nissan e a Honda.

No campo da robótica, possuem o robô mais avançado do mundo, pertencente a HONDA (ASIMO) e na área de telecomunicações, já estão gerações à frente do resto do mundo.

Hoje em dia, o Japão possui tecnologia científica capaz de superar a concorrência internacional.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Japão! Geografia... (^^")

Hoje vamos falar sobre o Japão! (Que novidade! *.*) Hehe... isto é... a geografia do Japão! Ok... Se calhar não foi muito boa ideia só dar-vos conhecer melhor o japão depois de termos apresentado tanta coisa! :P

Japão!
O seu nome significa "origem do sol" ou "terra do sol nascente", situa-se a leste da Ásia, a sua capital é o Tóquio.

Formado por quarto ilhas: Honshu, Shikoku, Kyushu e Hokkaido. Com uma população de pouco mais de 127 milhões de pessoas, o Japão é o décimo país mais populoso do mundo.

O Japão encontra-se na zona tem
perada e no nordeste da região é atingida pelo clima de ventos sazonais. Sofre grande maritimidade, devido a sua posição geográfica, com grandes massas de ar carregadas de humidade, explicando a elevada pluviosidade.

As chuvas abundantes e o clima temper
ado produzem vegetação rica que favorece a agricultura. Suas quatro estações são bem definidas, com dois períodos chuvosos antes e depois do verão.

As diferenças entre as estações do ano mostram-se da seguinte maneira:

  • Inverno japonês, que vai de Dezembro a Fevereiro, é seco e tem regularmente Sol. Enquanto o Centro e principalmente o Norte do Japão são frios, o Sul tem o tempo mais agradável, e a temperatura vai raramente abaixo dos 0 °C.
  • A Primavera japonesa, que vai de Março a Maio, é quando deixa de nevar, sendo que todas as paisagens ficam floridas.
  • Verão japonês começa com três a quatro semanas de chuva, sendo este período importante para os agricultores. Depois deste período, o tempo torna-se extremamente quente.
  • Outono japonês é muito fresco, com uma ligeira brisa e uma temperatura mais fresca depois do Verão.

Diversos tipos de vegetação crescem quase espontaneamente nas várias regiões do país, devido ao facto de seu território incluir regiões pertencentes às zonas subtropicais, temperada, fria, e possuir água em abundância.

Apesar de sua extensão territorial, o país ainda precisa importar madeira d
evido ao grande trabalho para a construção civil e a fabricação de papel.

É um país muito pobre em recursos minerais. O relevo japonês caracteriza-se pelo domínio de dobramentos modernos,que ocupam a maior parte do país e são marcados por uma intensa actividade vulcânica.

É na Ilha de Honshu que se encontra as maiores elevações como o Monte Fuji ( 3.776 m de altura).

Os cursos fluviais são de pequeno porte, devido à pequena extensão das ilhas. No entanto, são intensamente aproveitados, destacando-se a irrigação e a produção de energia elétrica, favorecida pela formação das pequenas cascatas dos seus rios.