terça-feira, 3 de março de 2009

Cerimónia do chá!

Ohayo! Desculpem por não ter postado muita coisa ultimamente, é que o meu computador não tem word e só posso tratar das informações na escola.


Cerimónia do chá


A cerimónia o chá significa “água quente para chá”, é conhecido também por chado ou Sado (“o caminho do chá”)

A Cerimónia do Chá é um dos principais símbolos da cultura japonesa influenciada pelo Taoísmo e Budismo, na qual chá verde em pó (matcha) é preparada para servir os convidados.

Os encontros da cerimónia do chá são conhecidos por chakai, referindo um evento simples que se oferece usucha talvez juntamente com tenshi (aperitivo). Existe um outro tipo conhecido por chajii, a que se refere um evento mais formal, incluindo kaiseiki (refeição tradicional) e koicha (chá muito forte). Um chaji completo por vezes pode durar até quatro horas.

O praticante de cerimônia do chá precisa ter conhecimento de uma ampla série de artes tradicionais que são parte integral do chanoyu, incluindo o cultivo e variedades de chá, vestimentas japonesas (kimono), caligrafia, arranjo de flores, cerâmica, etiqueta e incensos — além dos procedimentos formais de seu estilo de chanoyu, que podem passar de uma centena. Assim, o estudo de cerimónia do chá praticamente nunca termina . Mesmo para participar como convidado em uma cerimónia formal é preciso conhecer os gestos e frases pré definidas, a maneira apropriada de portar-se na sala de chá, e como servir-se de chá e doces,

História

Considerada uma forma de arte, ela foi introduzida no Japão no século IX por um monge budista que voltou da China para o Japão. Mais tarde, 200 anos depois, o chá tornou-se uma bebida tão natural como a água. O costume de beber o chá, iniciou-se de forma curativa e de luxo pois porque era um produto conhecido por ser trazido da China. O chá verde pulverizado (matcha), utilizado no ritual, foi introduzido no Japão pelos monges Zen budistas. Eles trouxeram o produto da China no século XII e o utilizavam como remédio e suave estimulante para a meditação.

Com o passar dos anos, a preparação do chá ganhou tamanha importância que passou a exigir uma série de procedimentos. Esses cuidados traduzem, na verdade, uma arte e uma filosofia de vida baseados no wa (harmonia), kei (respeito), sei (pureza) e jaku (tranquilidade).

Por isso, há uma preocupação com a arrumação da sala, a fervura da água e o conforto dos convidados. Um dos principais nomes ligados à história da Cerimónia do Chá foi o sacerdote Sem Rikyu, que aperfeiçoou o estilo do ritual.

Nenhum comentário: