Cerimónia do chá
A cerimónia o chá significa “água quente para chá”, é conhecido também por chado ou Sado (“o caminho do chá”)
A Cerimónia do Chá é um dos principais símbolos da cultura japonesa influenciada pelo Taoísmo e Budismo, na qual chá verde em pó (matcha) é preparada para servir os convidados.
O praticante de cerimônia do chá precisa ter conhecimento de uma ampla série de artes tradicionais que são parte integral do chanoyu, incluindo o cultivo e variedades de chá, vestimentas japonesas (kimono), caligrafia, arranjo de flores, cerâmica, etiqueta e incensos — além dos procedimentos formais de seu estilo de chanoyu, que podem passar de uma centena. Assim, o estudo de cerimónia do chá praticamente nunca termina . Mesmo para participar como convidado em uma cerimónia formal é preciso conhecer os gestos e frases pré definidas, a maneira apropriada de portar-se na sala de chá, e como servir-se de chá e doces,
Considerada uma forma de arte, ela foi introduzida no Japão no século IX por um monge budista que voltou da China para o Japão. Mais tarde, 200 anos depois, o chá tornou-se uma bebida tão natural como a água. O costume de beber o chá, iniciou-se de forma curativa e de luxo pois porque era um produto conhecido por ser trazido da China. O chá verde pulverizado (matcha), utilizado no ritual, foi introduzido no Japão pelos monges Zen budistas. Eles trouxeram o produto da China no século XII e o utilizavam como remédio e suave estimulante para a meditação.
Com o passar dos anos, a preparação do chá ganhou tamanha importância que passou a exigir uma série de procedimentos. Esses cuidados traduzem, na verdade, uma arte e uma filosofia de vida baseados no wa (harmonia), kei (respeito), sei (pureza) e jaku (tranquilidade).
Por isso, há uma preocupação com a arrumação da sala, a fervura da água e o conforto dos convidados. Um dos principais nomes ligados à história da Cerimónia do Chá foi o sacerdote Sem Rikyu, que aperfeiçoou o estilo do ritual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário