terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Ikebana ^^

Ohayo!! Genki desu ka? ^^
(trad: olá, tudo bem?)

Estas semanas (já há algum tempo que não escrevemos isto) estivemos a fazer pesquisa sobre:

Maria: Modo de Vida
Teresa: Arte, entretenimento e pessoas importantes

Sofia: Geografia e avanço da tecnologia

Hoje vou falar sobre o Ikebana, a arte de arranjos florais. Não estava no indice de informações mas eu resolvi falar um bocadinho sobre isto para também ficarem a saber ^^


Ikebana







O ikebana (arranjo de flores) é uma arte de arranjo floral japonesa. Não se sabe muito bem como esta arte surgiu. Alguns dizem que foi na antiguidade, quando os japoneses acreditavam que para invocar os deuses, era necessário determinar um local para recebê-los, indicado por uma flor disposta de forma perpendicular à sua base. Também se acredita que o ikebana surgiu do acto de colocar flores no altar de Buda, chamado kuge.

No século XVI, esta arte começou a chamar-se tatehana, passando a ter carácter estético, para além de religioso. A partir daí, começou a tomar uma estrutura definida, sendo chamado rikka, um sinónimo de ikebana. No entanto, o termo actual só começou a ser utilizado no século XVII.

Esta arte dá muita importância à perfeição linear e ao naturalismo. Todos apresentam uma grande harmonia de cores, formas, disposição e partes das flores e plantas utilizadas. Na sua forma mais simples, o ikebana representa o céu, a terra e o homem, transmitindo uma ideia de crescimento contínuo e vitalidade. Há vários padrões de flores e composições dependendo do tempo, estação, feriado ou festividade apresentada.

O ikebana deve ser praticado em silêncio para uma melhor concentração e um maior contacto com a natureza, algo que os japoneses sempre prezaram.


Bibliografia:


2 comentários:

Anônimo disse...

Para já uma crítica construtiva: os relógios não têm a hora correcta.

Agora uma crítica menos construtiva para nos juntarmos ao vosso clube (lembrem-se que foram vocês que começaram por nos criticar):

O vosso blog tem mais horas de chá do que outra coisa. Ainda por cima um chazinho feito por 3 lunáticas: uma que está a dizer montes de palavras em japonês (rosa), outra que pensa que manda no grupo (castanho), outra que não diz nada (azul) e todas que se fazem ouvir no oriente (deve ser essa a ideia).

Que gralhas!

Assinado: Vocês sabem bem quem somos.

MTS disse...

Em primeiro lugar não temos culpa do relógio estar fora da hora real porque não somos nós que o acertamos, obviamente.
Em segundo lugar nós não somos gralhas e muito menos lunáticas, quanto ao que fazemos, isso diz-nos respeito unicamente a nós.

Mas nem vamos perder muito tempo convosco, afinal...
Voces sabem quem nós somos, nós sabemos quem são... Que bom!!!!!!!!!!!!!!! ^_^ =D

P.S.= onde é que viram tantas horas do chá assim? Que eu saiba ainda só publicàmos 2 e já não fazemos nenhuma desde janeiro!!!