Japão!
O seu nome significa "origem do sol" ou "terra do sol nascente", situa-se a leste da Ásia, a sua capital é o Tóquio.Formado por quarto ilhas: Honshu, Shikoku, Kyushu e Hokkaido. Com uma população de pouco mais de 127 milhões de pessoas, o Japão é o décimo país mais populoso do mundo.
O Japão encontra-se na zona temperada e no nordeste da região é atingida pelo clima de ventos sazonais. Sofre grande maritimidade, devido a sua posição geográfica, com grandes massas de ar carregadas de humidade, explicando a elevada pluviosidade.
As chuvas abundantes e o clima temperado produzem vegetação rica que favorece a agricultura. Suas quatro estações são bem definidas, com dois períodos chuvosos antes e depois do verão.
As diferenças entre as estações do ano mostram-se da seguinte maneira:
- Inverno japonês, que vai de Dezembro a Fevereiro, é seco e tem regularmente Sol. Enquanto o Centro e principalmente o Norte do Japão são frios, o Sul tem o tempo mais agradável, e a temperatura vai raramente abaixo dos 0 °C.
- A Primavera japonesa, que vai de Março a Maio, é quando deixa de nevar, sendo que todas as paisagens ficam floridas.
- Verão japonês começa com três a quatro semanas de chuva, sendo este período importante para os agricultores. Depois deste período, o tempo torna-se extremamente quente.
- Outono japonês é muito fresco, com uma ligeira brisa e uma temperatura mais fresca depois do Verão.
Diversos tipos de vegetação crescem quase espontaneamente nas várias regiões do país, devido ao facto de seu território incluir regiões pertencentes às zonas subtropicais, temperada, fria, e possuir água em abundância.
Apesar de sua extensão territorial, o país ainda precisa importar madeira devido ao grande trabalho para a construção civil e a fabricação de papel.
É um país muito pobre em recursos minerais. O relevo japonês caracteriza-se pelo domínio de dobramentos modernos,que ocupam a maior parte do país e são marcados por uma intensa actividade vulcânica.
É na Ilha de Honshu que se encontra as maiores elevações como o Monte Fuji ( 3.776 m de altura).
Os cursos fluviais são de pequeno porte, devido à pequena extensão das ilhas. No entanto, são intensamente aproveitados, destacando-se a irrigação e a produção de energia elétrica, favorecida pela formação das pequenas cascatas dos seus rios.
Um comentário:
O vosso trabalho está muito interessante e adoro as vossas imagens!!!!!!!!!!!!!!!!
Barbara S.
Postar um comentário