sábado, 6 de dezembro de 2008

Desporto (finalmente -.-)

Agora as coisas da maria, finalmente depois de tanto tempo ^^
Vamos falar sobre os desportos mais conhecidos no japão...
Sumô
Com cerca de 2.000 anos de história o sumô, é considerado o desporto nacional do Japão. É, também, o mais popular do país. Os campeonatos atraem multidões aos ginásios, as emissoras de TV transmitem as lutas ao vivo, e jornais rádios e televisão dedicam amplos espaços nos noticiários. Os lutadores são alvos de grande admiração e respeito por toda a população.
É caracterizado por dois lutadores grandes (sumotori) que se vestem usando cable lubrificado em topetes e uma faixa larga de seda de 80cm (mawashi). Os minutos antes da luta são gastos numa prepação psicológica para o bom desempenho. Eles lançam salgue no ar (uma sobra de rituais de purificação do Xintoísmo), agacham-se e encaram um ao outro. Então, de repente, saltam para a luta.
Usando uma das 70 técnicas oficiais, um lutador finalmente força o outro para fora do anel ou o faz tocar o anel com uma parte do corpo que não sejam as solas dos pés. Então, é declarado vencedor pelo árbitro (gyoji). Uma câmara do tribunal sentada ao lado do anel "ringside" às vezes pode conferenciar num caso incerto. Uma competição de Sumô normalmente termina em segundos e o próximo par de lutadores vem ao anel. Na maioria das lutas, os lutadores tentam apoiar-se na faixa do oponente que lhes dá maior facilidade para lançar o adversário ao solo, carregá-lo ou elevá-lo.
Chutar ou socar com punho fechado são os únicos movimentos proibidos conforme as regras.
Lutadores gastam horas diárias praticando técnicas, de forma que até mesmo lutadores pequenos têm uma chance de vitória.
A vida de um lutador de Sumô é difícil e exigente. A maioria é recrutada e por volta dos 15 anos de idade ingressam num alojamento onde vivem e treinam com outros lutadores.
Depois de um lutador se casar, pode morar no próprio domicílio
Este é um dos grandes festivais tradicionais do Japão. Sua origem remete
ao ano de 1136. Naquele tempo, as pessoas sofriam freqüentemente com epidemias e fome, causadas por chuvas e enchentes. Fujiwara-no-Tadanori, chefe conselheiro do imperador, evocou os deuses para o santuário "Wakamiya" e realizou rituais para que os desastres parassem.O festival inicia-se à meia-noite de 16 de dezembro. O sacerdote e um representante simbólico da divindade do santuário de Wakamiya, que é coberto por uma roupa branca, formam uma procissão conduzida por um fogo sagrado.
Às 13h do dia seguinte, uma parada parte da prefeitura e prossegue para o "otabisho", onde a divindade permanecerá ao longo do festival.As pessoas vestem-se com roupas dos períodos Heian e Kamakura (do século IX ao século XIII). O grupo que conduz a parada é o anfitrião do festival. O segundo grupo é composto por "miko", ou donzelas do santuário; o terceiro por uma trupe de dançarinos tradicionais; e o quarto por dançarinos que vão realizar a tradicional dança "noh". Um total de doze grupos caminha na parada em direção ao santuário Wakamiya, onde vão entreter os participantes do festival.


fig 1 - torneio de sumô

judo

O Judô é uma das artes marciais do Japão com um forte partidário internacional e é um desporto olímpico oficial desde 1964. Judô, literalmente denominado "modo da suavidade", foi desenvolvido de uma forma inicial da arte marcial desarmada, chamado jiu-jítsu (literalmente, a "técnica da suavidade"), instruído pelo continente asiático.Os judocas praticam tais técnicas golpeando, lutando, e atacando pontos vitais para autodefesa e para competição. Além disso, a prática do judô também significa desenvolver poderes mentais acentuados e estruturar uma atitude moral correta. A história do judô começa com a prática de técnicas de combate desarmado por guerreiros que lutaram no campo de batalha durante o período da guerra civil do Japão.
Quando a paz reinava sobre o Japão durante o período de Edo (1600-1868), essas técnicas eram incorporadas numa arte popular de autodefesa e treino mental e físico chamado jiu-jítsu que gerou 179 escolas.
. Agilidade é essencial e os movimentos do judô são soltos e naturais.
Na competição de judô do dia-moderno, uma partida começa depois dos competidores se curvarem um perante o outro e o juiz principal ter dado um sinal. Um ponto cheio, chamado ippon, é premiado por um golpe próspero, segurando, estrangulando, ou com a técnica
de junta-fechadura.Classificação dos Judocas: de 1 a 5 podem usar faixa preta; de 6 a 8, faixa vermelha e branca; e de 9 a 10, vermelha. Só podem ser usadas faixas coloridas depois de se qualificarem por séries de classes.




fig 2 e 3 - Técnicas de judô

Karate


Esse método de autodefesa desarmada não é considerado uma arte marcial japonesa tradicional, mas é livremente assim chamado fora do Japão. Como a palavra karatê (mão vazia) sugere, é uma arte de combate que não usa qualquer arma. Confia em golpes de braço (uchi), empurrões (tsuki) e pontapés (keri).
Os competidores são julgados de acordo com o que eles realizam num determinado tempo, energia e poder mental dentro de uma postura correcta. Algumas acções são consideradas sujas pelo fato de violarem o espírito do desporto. Historicamente, o que é conhecido no Japão como Karatê foi desenvolvido do boxe chinês chamado Quanfa (regras do punho), conhecido como Kung fu no Oeste.

fig 4 - tecnica de Karate

Nenhum comentário: