terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Mais um para a colecção

Esta semana estivemos a pesquisar sobre:

Maria - Desporto, História e Modo de Vida
Teresa - Nada... (acabei a lolita eheh)
Sofia - Religião, Alimentação e Tecnologia

Hoje vamos falar do estilo lolita, algo em que eu (Teresa) estive a engonhar durante as últimas duas semanas... ^^'

O estilo Lolita:

Lolita é um famoso estilo de rua japonês, inspirado pela moda e acessórios da época do Rococó e Vitoriana. Esta moda começou no Japão em 1980 e tem-se desenvolvido bastante, tornando-se relativamente popular em várias partes do mundo.

O termo "Lolita" pode ser um pouco estranho quando ouvido pela primeira vez, no entanto, este termo teve origem na novela de Vladimir Nabokov, com o mesmo nome. Assim, este estilo é caracterizado por utilizar muitos laços, rendas, saias rodadas, fitas e outros artigos que dão um ar tanto infantil, como elegante. No entanto, é difícil de caracterizar o estilo em si podendo este ser mais comummente comparado ao estilo de uma boneca de porcelana antiga.

Esta moda divide-se em várias subclasses de que vamos falar, carregando no nome do estilo serão conduzidos a uma imagem que exemplifica (os termos estão em inglês porque são usados assim no Japão):


  • Gothic Lolita (Lolita Gótica): Provavelmente o termo mais usado para lolitas e, portanto, o primeiro da lista. Este estilo incorpora os temas e cores mais escuras, como preto, branco, roxo, e acessórios como cruzes e véus, conhecidos do estilo gótico ocidental. No entanto, este estilo não tem um ar pesado e é sempre coordenando com os artigos que o caracterizam e a elegância de uma dama.

  • Sweet Lolita (Lolita Doce): Se em cima estava o termo mais usado, este sem dúvida é o estilo mais usado e também mais colorido e infantil. Como o nome indica, é um estilo doce, caracterizado pelas cores claras como rosa, azul-bebé e amarelo claro e motivos como morangos, bolos, doces e flores. Pode-se mesmo basear em histórias como "O Capuchinho Vermelho" ou "A Cinderela".

  • Hime Lolita (Lolita Princesa): Este é um estilo mais baseado no Rococó do que no Vitoriano e é muito à base de acessórios que uma princesa usaria, como pequenas coroas ou tiaras, ceptros, penteados complicados e vestidos mais extravagantes do que a típica saia em forma de sino. É, talvez, o estilo mais feminino e original e também um estilo difícil para quem pratica a cultura, porque tem de transparecer realeza e classe.

  • Shiro Lolita (Lolita Branca) e Kuro Lolita (Lolita Negra): Estes dois estilos combinam bem porque são opostos. As Shiro Lolitas, como o nome indica Lolitas Brancas, vêem-se todas vestidas de branco e andam frequentemente com as suas anónimas, as Kuro Lolitas, que, por sua vez, se vestem todas de preto.

  • Classical Lolita (Lolita Clássica): Este estilo é um pouco mais maduro sem, no entanto, descurar a fofura do Lolita original. No geral, utilizam-se estilos mais sóbrios e com menos laços, e as cores mais escuras, como vermelhos, são mais usadas, assim como os padrões florais. É um estilo mais clássico que sugeria um chá, uma festa ou uma ida à igreja.

  • Country Lolita (Lolita do Campo): Este estilo é, basicamente como o da Sweet Lolita, no entanto, com algumas modificações. Este conta com a utilização de acessórios como os chapéus, as sombrinhas ou os cestinhos de piquenique. Porque é mesmo objectivo da Country Lolita parecer que vai fazer um piquenique. São comuns as cores azuis e vermelhas, assim como os padrões de xadrez ou de morangos, tão associados a este ambiente.

  • Sailor Lolita (Lolita Marinheira): Como o nome indica, esta é uma versão lolita do habitual estilo de marinheiro. As saias costumam ter as típicas riscas e as camisas têm gola de marinheiro e gravatas. Em vez das habituais bandoletes, são usados chapéus de marinheiro. As cores predominantes são o azul-escuro e o branco.

  • Wa/Oriental Lolita (Lolita Oriental): Estas lolitas são inspiradas nos trajes japoneses como o kimono e o yukata, de que já falámos aqui. São usadas estampas orientais ou, o caso dos yukatas, utilizam-se padrões mais engraçados para não fugir muito ao estilo. Este é caracterizado pela utilização do obi (a faixa de seda que ata o kimono) e de mangas largas. Também existem versões deste estilo para os fatos tradicionais chineses (os qipaus), chamadas Qi Lolitas ou mesmo versões de fatos coreanos.

  • Guro Lolita (Lolita Magoada/Grotesca): Neste estilo, qualquer tipo de roupas de Lolita serve, embora se vejam, geralmente, mais Goth e Punk Lolitas. Os acessórios mais utilizados são os tapa-olhos, as ligaduras, as fitas a imitar braços partidos, marcas de sangue e outros artigos que dêem um estilo de "boneca quebrada". No entanto, apesar da descrição, este estilo tanto pode parecer assustador como fofo, dependendo do gosto das pessoas.

  • Punk Lolita (Lolita Punk): Uma mistura entre o Punk ocidental e o estilo lolita, a Lolita Punk é difícil de conseguir. Geralmente são utilizados elementos punk como correntes, gravatas e caveiras com os elementos habituais de uma lolita. Embora tenha um estilo mais pesado, é sempre importante que haja alguam fofura.

  • Kodona (Estilo de rapaz): Este é um estilo que pretende fazer parecer um rapaz querido, embora seja bastante utilizado por mulheres. É uma mistura entre o estilo dandy ou aristocrata. Geralmente utilizam-se calças ou fatos completos como os da época vitoriana. As pequenas cartolas também são muito utilizadas assim como o estilos de cabelo curto.
Bibliografia:
http://www.lolitafashion.org/
http://lolita-handbook.livejournal.com/3035.html#cutid1

5 comentários:

Rafael & Nikita disse...

Tá muito fixe,nao sabia nada disto,dos estilo e com nomes tao esquesitos.Mas ta fixe continuem quero ver mais coisas xD

*B_L* disse...

Já me esclareceu... do que eu percebi!
Gostava que pusessem algumas imagens para sabermos como são realmente. Fico à espera de mais coisas!
(Luisa)

*B_L* disse...

Ahhhhhh!!!
Era para carregar nos títulos?!
Só li agora o último parágrafo... esqueçam!

Reparei nos relógios: é muito giro só está um bocado pequeno.

Já agora...
Só estão a aparecer as publicações dos dias 8 e 9.
É um erro, um problema do meu computador ou é mesmo assim???

Bjs, Luisa

MTS disse...

Loool, yah para veres as imagens tens de carregar nos títulos :P
E é mesmo assim, nós escolhemos apenas publicar dois posts por página para o blog não ficar tão pesado e tão comprido. Mas podem ver os posts anteriores no arquivo ^^
Quanto aos relógios... Foi o David que nos ensionou, mas acho que é do template que ficou assim... Vamos ver o que podemos fazer.

Jocas ** Teresa

*B_L* disse...

Adoro a ideia dos relógios!!!
Parabéns!!!
Acho muito interessante os vários estilos de roupa que publicaram!!

Barbara