Esta semana estivemos a fazer pesquisa sobre:
Maria - Desporto, História e Modo de Vida
Sofia - Alimentação e religião
Teresa - Vestuário
Hoje vamos falar sobre o kimono, o fato tradicional japonês.
Kimono:
Ki – Vestir
Mono – Coisa
Kimono – Coisa para vestir
O kimono é o traje nacional do Japão, antigamente a palavra referia-se a todo o tipo de vestuário, no entanto, passou a referir-se, também, ao tipo de roupa específica, embora também seja utilizada a palavra kosode.
O actual significado desta palavra, para nós, ocidentais, tem uma história engraçada: no século XVI, quando os portugueses e espanhóis chegaram ao arquipélago japonês, sem conhecerem os idiomas que ali se falavam, tinham de comunicar por mímica o que queriam dizer. Assim, perguntavam por gestos como se chamavam as roupas de seda que os orientais utilizavam, e estes respondiam “kimono”, que é o equivalente a nos perguntarem o que estamos a vestir e respondermos “roupa”.
Os kimonos são uma espécie de vestes em forma de T que caem até aos tornozelos, com mangas e gola larga. São vestidos sempre com a parte da esquerda por cima da parte direita (excepto quando são vestidos por mortos no enterro) e atados com um cinto de pano grosso chamado obi que se ata atrás num laço. Os kimonos também são usados, normalmente, com o calçado tradicional (geta) e as meias que separam o dedo grande dos outros dedos (tabi).
Hoje em dia, os kimonos são mais usados pelas mulheres e em ocasiões especiais.
Tradicionalmente, mulheres solteiras vestem um estilo de kimono de mangas comprid
as (até ao chão) chamado furisode, em ocasiões especiais, e só algumas mulheres mais velhas e homens é que ainda usam este traje no dia-a-dia.
Geralmente, os kimonos são usados em casamentos, cerimónias de chá e outras ocasiões importantes.
No Verão, usam-se uma espécie de kimonos mais frescos e casuais chamados yukata, que se vestem da mesma maneira que os kimonos à excepção de que não se usam tabi com eles.
(Imagem 1- Kimono de casamento. Imagem 2 - Furisode)
Bibliografia: