terça-feira, 11 de novembro de 2008

Arte e entretenimento 2

Esta semana estivemos a pesquisar sobre:
Maria - História e Modo de Vida
Sofia - Religião
Teresa - Arte e Entretenimento

Como a Maria e a Sofia (ainda) não trouxeram a informação (-.-) EI!!!! Ò.Ó É verdade ;P ... mas... mas... esqueci-me, foi sem querer! ^^" Mas... admito a derrota!-.- Sorry! Contente?!?!?!?! Desculpem meus senhores doutores mas é que... esqueci-me! Já sabemos! CORTA com isso e passa logo pró trabalho! |-P Ok, como o titulo diz... a Teresa vai postar sobre... ARTE!!! (Teresa!?!?!!? Onde estás? Estou à tua espera! Nunca mais apareces! Ò.Ó)

*mim vem muito chique com a sua gravata*

*pigarreia*

*repete os processos do primeiro post*

("Já sabemos! CORTA!" É o que a Teresa diz! Agora é para ela!)

Sempre assim teresa COMEÇA DE UMA VEZ!!!!!!!*Teresa demora mais de uma hora a fazer o seu ritual do "vou-apresentar-qualquer-coisa"*

Aaaah tá bem! Chatas! Eu já tinha começado se vocês não se tivessem posto com coisas... -.- Também tenho direito a fazer aquilo que quero, afinal fui a única que trouxe o trabalho! *smile do cebolinha ofendido*

*Teresa não dá tempo para elas continuarem*

Vou falar sobre o Karaoke e os Ukiyo-e, enjoy! =D

Entretenimento – Karaoke

Kara (karappo) – vazio

Oke (okesutora) – Orquestra

Karaoke – Sem orquestra

Diz-se que o karaoke surgiu na cidade de Kobe, num bar que apresentava espectáculos ao vivo. Por ausência do guitarrista, o dono do bar arranjou alguns instrumentais de músicas para que os artistas pudessem cantar. A ideia foi bem aceite e várias casas nocturnas passaram a ter o karaoke como opção de entretenimento. O avanço da tecnologia permitiu a criação de equipamentos domésticos, o que fez com que a moda se espalhasse.

Os japoneses sempre gostaram de cantar, em festas e encontros de amigos costumava-se cantar as músicas sem o acompanhamento musical, que só existia em eventos mais importantes. Ao longo do tempo começou a haver campeonatos de karaoke, chamados nodojima, e a moda rapidamente se espalhou pelo mundo, tornando-se um importante segmento da indústria do entretenimento.

Agora existem diversos equipamentos de karaoke para ter em casa e que podem ser utilizados em qualquer altura. No Japão, como forma de evitar incómodos entre vizinhos, foram criados estabelecimentos com pequenas salas, as karaoke box, alugadas a pequenos grupos onde se pode cantar entre amigos com privacidade.



---



Arte - Ukiyo-e (imagem de um mundo efémero)


Ukiyo-e é um estilo de pintura japonesa que apareceu durante o período Edo, na cidade de Edo (actual Tóquio). Foi criado por Hishikawa Moronobu por volta de 1681. Ao contrário de várias obras de arte que eram criadas para reis, nobres, imperadores, esta obra foi criada para o povo.

Nessas pinturas eram retratados actores de kabuki, lutadores de sumo, belas mulheres e cortesãs ou paisagens naturais. Os artistas pintavam, sobretudo, o quotidiano da população.

Essas pinturas eram feitas sobre blocos de madeira e pintadas com cores tristes e escuras. Só no século XVIII é que começaram a ser usadas cores mais garridas, como o amarelo, o vermelho e o verde, dando uma grande coloração aos quadros.

Existem vários tipos de Ukiyo-e:

Bijinga – O retrato de belas mulheres como gueixas, cortesãs e mulheres comuns, apenas os bustos ou, por vezes o corpo inteiro e, para as mais ousadas, semi-nu. Um grande mestre nessa arte foi Kitagawa Utamaro.





















Imagem por Kitagawa Utamaro. Imagem por Toyohara Chikanobu


Yukasha - É a representação de actores e cenas de kabuki, o que ajudou a divulgar essa forma de teatro.





















Imagem do fundador do teatro Kabuki Izumo no Okuni.


Sumo-e – Pintura de lutadores de sumo














Imagem de Kuniyoshi



Kachoga – Pintura de flores e pássaros.










Fuzokuga – Pintura de cenas urbanas.














Imagem de ToriiI Kiyonaga


Rekishi-e – Pintura de factos e passagens históricas.













Imagem de Utagawa Kuniyoshi


Fukeiga – Pintura de paisagens naturais















“A onda” por Katsushika Hokusai


---


Bibliografia:

  • http://www.culturajaponesa.com.br/

  • http://en.wikipedia.org/wiki/Ukiyo-e

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Jap%C3%A3o

  • www.bijinga.com/main.html


4 comentários:

Anônimo disse...

Olá!!!!!!!!!
Acho que o vosso trabalho está muito interessante e achei esquizito não falarem sobre o origami pois é muito conhecido lá.
Continuem com o bom trabalho!
Até agora está muito giro e interessante!!!
Venham as três comentar o nosso blog
Barbara S.

MTS disse...

OLÁ

Calma aí que o trabalho é muito grande ;)
Claro que vamos falar sobre isso, aliás tencionamos falar sobre tudo um pouco! *.*
Tens de ter alguma calma. Quanto a irmos postar o vosso blog, nós andamos a acompanhar os blogs todos quando acharmos que for necessário comentamos...

beijokas da MARIA

Anônimo disse...

Acho que os vídios sobre o kabuki estão muito longe da definição!

MTS disse...

Olha, paciência... o stôr só sugeriu isso depois e não dá para mudar a ordem dos posts. De qualquer forma, quem ler o blog todo percebe aquilo de que estamos a falar e se tiver curiosidade sem ter visto o resto, pode ver lá em baixo...
Mas de qualquer forma, obrigada pelo apontamento. Vamos por um link na zona dos videos a direccionar para a definição. ^^

=3