terça-feira, 18 de novembro de 2008

Alimentação

Esta semana estivemos a pesquisar sobre:

Maria - História e Modo de Vida
Teresa - Vestuário
Sofia - Alimentação e religião

Hoje vamos falar um pouco sobre a comida japonesa, espero que gostem!! ^^


Comida do dia-a-dia
A culinária japonesa é principalmente constituída pelo arroz branco (hakumai) e com um acompanhamento como a carne, o peixe, vegetais, conhecido como okazu. Porque a comida tradicional japonesa é muito respeitada pelos japoneses, e até se usa um tipo de talher diferente com o nome de hashi (pauzinhos chineses).

As refeições tradicionais recebem o seu nome de acordo com o número de acompanhamentos que vêm junto do arroz e da sopa.
A refeição mais simples, por exemplo, é constituída por ichiju-issai “uma sopa, um acompanhamento” (normalmente arroz e um legume em conserva.)
A refeição mais comum, é conhecida por ichiju-sansai, “uma sopa, três acompanhamentos”, estes acompanhamentos normalmente são peixe cru, sashimi, um prato fermentado ou cozido no vapor.


Outros factos interessantes:


  • Na organização dos livros de culinária japoneses, os capítulos são sempre ordenados de acordo com os métodos culinários - primeiro os alimentos fritos, depois os cozidos e os grelhados – e não de acordo com os ingredientes em particular, como são nos livros ocidentais. Também podem existir capítulos dedicados a um tipo especial de prato, como sopas, sushi, arroz, etc.


  • Embora muitos japoneses tenham desistido de se alimentar de insectos, ainda existem excepções. Em algumas regiões, gafanhotos (inago) e larvas de abelha (hachinoko) não são pratos incomuns. Lagartos também são comidos em alguns lugares.


  • Apesar de parecer simples, o sushi é um tipo de comida que requer muitos anos de estudo para se poder fazer profissionalmente.


  • Há cem anos, os japoneses não comiam carne, no entanto, hoje em dia, existem muitas receitas que utilizam galinha, carne de boi ou carne de porco.

Arrumação tradicional da mesa japonesa:

A arrumação tradicional da mesa japonesa tem variado consideravelmente nos últimos séculos. Antes, no século XIX, pequenas mesas individuais (hakozen) ou bandejas planas utilizadas no chão eram arrumadas antes de cada refeição. Mesas baixas maiores (chabudai,) que acomodavam famílias inteiras, começaram-se a tornar mais populares, desde o começo do século XX, mas este estilo deu lugar ao estilo ocidental de mesas e cadeiras de jantar, no final do século XX.

A arrumação tradicional da mesa é baseada no ichiju-sansai. Tipicamente, cinco taças e pratos são colocados antes do jantar. Na ponta são colocadas a taça do arroz (à esquerda) e a da sopa (à direita). Atrás destas, ficam três pratos planos que seguram os três acompanhamentos, um à extrema esquerda, onde se pode servir um prato fermentado, um à direita, no qual se pode servir um prato assado, e um no centro, no qual se pode servir vegetais cozidos. Vegetais cortados também costumam ser servidos e comidos no final da refeição, mas não fazem parte dos três pratos de acompanhamento. Hashis são, normalmente, colocados na frente da bandeja próxima da pessoas com as suas pontas apontadas para a esquerda e normalmente apoiadas num suporte de hashi ou hashioki.


Bibliografia:
http://www.culturajaponesa.com.br/htm/japao_alimentacao.html

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito fixe!!
Eles não comem massa?
Vocês não iam falar sobre o vestuário, a História, a religião e os modos de vida?
De qualquer modo está muito informativo e resumido (no bom sentido).
Bjs.

Extinção disse...

Mto bem!
Está excelente!
O vosso método de apresentação não é chato ou monótono e nota-se que trataram de colocar por palavras vossa!
Continuem,
David

Anônimo disse...

... eu gosto muito de comida japonesa, mas confesso que nunca tinha prestado muita atenção a este tipo de arrumações na mesa e na ordem dos pratos a servir, muito bem ;)) gostei muito... cada vez que for ao Japonês vou lembrar-me do v/ trabalho... gostei muito!!! Continuem... apetece sempre saber mais LOL
L.A.