terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Anime e Mangá (minha parte preferida by sofia)

Esta semana estivemos a pesquisar sobre:

Maria - Esqueceu... :P
Teresa - Mangá e Anime
Sofia - Tecnologia

Hoje vamos falar de mangá e anime!! Provavelmente algo de que muitas pessoas já ouviram falar mas não sabem o que é. Hoje a Teresa vai exclarecer-vos umas dúvidas! *faz ar importante =D*
Maria olha paraa teresa com aquela irritante gravata cor-de-rosa que põe sempre que faz ar de importante e decide tapar os olhos para não presenciar qualquer momento de estupidez absurda... -.-
Omg... Logo no início!... Ah!... --' Bem, um
pequeno comentário da minha parte... Adoro este post! Fala sobre coisas.... INTERESSANTES!... Tipo.... FIXES!... hum... e tal! ^^" Bem, esperemos que aprendam algo (ou muito) e... DIVIRTAM-SE! (preparem-se... a Teresa vai dar um PEQUENO COMENTÁRIO! cuidado)

Quem vir isto até pensa que a minha cor preferida é cor-de-rosa... u.u Bem... não percamos mais tempo. Então... *rufar de tambores*

Anime e Mangá


Muita gente vê desenhos animados,. Quem não se lembra do Dragon Ball, dos Pokémons, do Digimon? Ou das Navegantes da Lua, que tanto sucesso fizeram pelo mundo? Perguntem a uma criança se não sabem quem é o Doraemon, o simpático gato que veio do século XXII sempre pronto a surpreender-nos com as suas engenhocas.


Mas será que sabem a origem destes e de muitos outros desenhos animados que já passaram e passam nas nossas televisões?


Pois é… Estes mesmos desenhos animados vêem no Japão e, para nós ocidentais, têm o nome de anime, desenhos animados japoneses. Muitos deles, têm como base vários mangás que são banda desenhada japonesa.


História



O mangá teve origem no período Nara, com o aparecimento dos primeiros rolos de pinturas japonesas, os emakimono. Eles associavam pinturas e textos que contavam uma história à medida que eram desenrolados. No período Edo esses rolos foram substituídos por livros. No entanto, a sua forma actual só surgiu no início do século XX, sob influência de revistas ocidentais, provenientes dos Estados Unidos, que apresentavam banda desenhada para divertir ou parodiar os acontecimentos actuais.


Com a ocupação do Japão pelos Estados Unidos, no final da Segunda Guerra Mundial, o povo começou a ter contacto com a cultura ocidental e foram por ela grandemente influenciados.

Osamu Tezuka foi um grande mangaka (nome atribuído a escritores/desenhadores de mangá). Foi ele que começou a utilizar como modelo as figuras da Walt Disney, desenhando as expressões de uma forma bastante exagerada, para melhor demonstrar sentimentos. Também foi ele que introduziu os movimentos nas histórias, com linhas que dão impressão de velocidade e as onomatopeias.


Artistas no início da sua carreira começaram a conhecer os livros de banda desenhada e os desenhos animados modernos. Influenciados pela média que vinha do ocidente, diversos artistas começaram a desenvolver projectos de animação experimental. O mangá era, então, bastante famoso.


Em 1958 nasceu o primeiro anime: Hyakujaden (A Lenda da Serpente Branca), lançado em pela Toei Animation, um estúdio de animação que fazia parte da Toei Company, emitido em 1962. Foi o primeiro anime especialmente feito para televisão e teve duração de dois anos.

Seguiu-se o lançamento de Astro Boy, em 1963, baseado num mangá de Osamu Tesuka. Este virou bastante famoso e acabou por se tornar o impulsionador da maior indústria de animação do mundo.


Outros animes apareceram entretanto mas foi em 1967 que surgiu o primeiro anime com grande projecção para fora do Japão: Speed Racer (Mahha Go Go Go), que ainda é hoje é conhecido graças à criatividade das suas histórias.


Existe uma grande quantidade de animes e mangá. Agora, é quase impossível não conhecer pelo menos um desenho animado japonês.


Alguns dos animes mais conhecidos são: Pokémon, Yu-Gi-Oh!, One Piece, Sailor Moon, Dragon Ball Z, Naruto, Bleach, InuYasha, Cavaleiros do Zodíaco ou Saint Seiya, Sakura Card Captors, Digimon, Shaman King, Elfen Lied, Evangelion, Yu Yu Hakusho, Samurai X, Speed Racer, Death Note e Fullmetal Alchemist.


A edição de mangá representa mais de um terço da tiragem e mais de um quarto dos rendimentos do mercado editorial no Japão. Tornaram-se verdadeiros fenómenos por abordarem tantos temas e existirem para todas as idades e em preços baixos.


Estilos:


O público-alvo do mangá e do anime costuma ser bastante variado. Portanto, existem animes e mangás que abordam todos os temas possíveis.

Mangá e Anime cujo público-alvo é rapazes chama-se shounen (que quer dizer rapaz, menino). Os cujo público-alvo são raparigas chamam-se shoujo (rapariga) entre os quais são bastante comuns os mahou shoujo (raparigas com poderes mágicos). Existem também os gekigá, mais virados para adultos (seinen para homens e josei para mulheres). Para crianças existem os kodomo.

Existem também mangás e anime com teor erótico (ecchi) ou pornográfico (hentai). Podem apresentar, igualmente, relações homossexuais (yuri ou shoujo-ai se for entre mulheres e yaoi ou shounen-ai se for entre homens).


Continuo noutro post com características, formato e fãs! ^^

Nenhum comentário: