Características:
Existem várias características no desenho que distinguem as personagens de anime e mangá das outras.
Os olhos, geralmente muito grandes, são assim desenhados para uma maior expressividade. Podem ser de várias cores e feitios e são uma parte fundamental de toda a personagem.
Os cabelos também podem variar de cor, indo para além das cores normais de cabelo e dando-lhes tons desde verde a roxo e vermelho. Podem ter todo o tipo de penteados, estilos de roupa e aspectos que se imaginar. O que torna o design das personagens bastante diversificado e, praticamente, ilimitado.
O corpo é, na maioria das vezes, muito escultural e cheio de detalhes. As figuras (mesmo as masculinas, no caso de shoujo mangá) têm figuras bastante delicadas, com rostos ovais, queixos bicudos e longos dedos e pernas. Também pode acontecer o contrário no estilo shounen em que as personagens podem ser desenhadas de forma mais grotesca, com grandes músculos.
Diferença entre estilo “shoujo” (em cima) e “shounen” (em baixo)
Também se pode dar a maior deformação ao corpo das personagens. É comum aparecerem alturas em que a personagem parece muito pequena, com uma grande cabeça e um corpo minúsculo (chamado chibi que quer dizer pequeno).
As personalidades e os sentimentos das personagens costumam ser bastante explorados tanto no anime como no mangá. É bastante usual encontrarem-se personagens marcantes e com que as pessoas se podem identificar ou heróis corajosos e com histórias trágicas ou românticas, que atraem facilmente o público.
No ramo do anime a voz também é um factor muito importante, sendo escolhida de acordo com a personalidade da personagem e tendo uma tarefa fundamental durante o desenrolar da história. O trabalho de dobrador (seiyuu) é um trabalho muito admirado pelos fãs, as vozes variam imenso e não é raro haver mulheres que fazem vozes de personagens masculinas.
Outra característica importante são as expressões, muitas vezes exageradas e muito famosas. Provavelmente, a mais conhecida é a gota que aparece ao lado da testa de uma personagem quando esta está embaraçada. Mas existem muitas mais:
Pequeno quadro com expressões comuns
Formato
O anime pode ser apresentado em três formatos:
· Série de televisão: Transmitida pela televisão, geralmente um anime tem entre
· Filmes: Passam no cinema e depois são editados para DVS ou VHS. Pode por vezes existir versões mais curtas de séries compactadas num filme ou filmes de uma série que funcionam como história paralela.
· OVA: De Original Vídeo Animation podem ser histórias paralelas a uma série televisiva, que não se encaixam no roteiro e não costumam passar na televisão, existindo apenas em DVD ou VHS.
Animes ou mangás bastante famosos podem até ter a sua versão em live drama, uma série com pessoas a sério.
Quem passar pela secção de banda desenhada de uma livraria pode assustar-se ao ver livros ao contrário, ou seja, com a contracapa no sítio onde nós pomos a capa. Não, não é defeito de fabrico! Acontece que o mangá é mesmo assim e esta é mais uma característica que o distingue das outras bandas desenhadas.
A ordem de leitura de um mangá em japonês é inversa à ocidental, estando a capa do livro com a lombada à direita (que corresponde à contracapa ocidental). A leitura das páginas também é feita da esquerda para a direita, assim como a dos quadradinhos. No entanto, alguns mangás publicados fora do Japão foram adaptados para a configuração ocidental.
Fãs
Mangá e anime são muito populares por todo o mundo. Os ocidentais costumam chamar aos fãs destes dois estilos otaku, embora em japonês a palavra abranja outros temas para além de anime e mangá.
Os fãs podem, por vezes, fazer doujinshis: mangás feitos por fãs que apresentam histórias inventadas por estes com personagens de histórias originais (um bocado como pegarmos nas personagens das nossas histórias preferidas e as meter-mos numa história nossa, mas em banda desenhada). Muitos mangakas começaram as suas carreiras fazendo este tipo de mangá. Estes doujinshis podem depois ser vendidos em feiras para o assunto ou distribuídos por fãs.
Outra actividade bastante conhecida por todo o mundo e também relacionada com o anime e mangá é cosplay (abreviatura de costume play, que quer dizer brincar aos disfarces). As pessoas mascaram-se das suas personagens preferidas e depois vão a eventos especiais para a ocasião. Existem mesmo concursos para os melhores fatos, um pouco por todo o mundo. Há pessoas que fazem os seus fatos em casa, outras que os mandam fazer a especialistas. Geralmente é preciso muito jeito e escolha para se fazer um cosplay perfeito mas, no final, vale a pena.
E pronto! Chegámos ao fim da nossa viagem pelo mundo do mangá e do anime. Já disse muito, mas ainda ficou muito por dizer. No entanto, quem desejar saber mais coisas, pode consultar sites sobre o assunto e fazer pesquisas.
Para quem ficou com curiosidade, as livrarias como a FNAC e a Bertrand (em menor número) costumam ter algum mangá e alguns animes, também há lojas especializadas no assunto, que podem ser encontradas através da Internet. Por altura do Carnaval costuma haver um evento de cosplay no Parque das Nações. Espero que tenham gostado! ^^
Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anime
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mang%C3%A1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Otaku
http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C5%8Djinshi
http://darkerbluex.blogspot.com/2008/06/anime-expressions.html
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Old_vs_New_Anime.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Manga_-_prawidlowy_sposob_czytania.png
http://genma.free.fr/IMG/jpg/naruto-cosplay-1.jpg
Um comentário:
Olá! Gosto muito do vosso trabalho e do vosso blog. Aprendi muito com os vossos posts.
As vossas horas-dos-chá são muito cómicas, mas tenho que admitir que também falam coisas a mais. :P
Mas... a question... pk que a Maria não posta muita coisa?... A única coisa em que ela entra mm mm é nas horas do chá (o que significa, so entra nas horas... para brincar! malandrecas!)
Bem... que devo dizer? continuem assim.. que... vão bem! ^^ Bye!
ass: B
Postar um comentário